top of page

iVB

Primeira edição no Brasil

VB VI — 2025

FAU_ass-email.png

De 11 a 24 de agosto, a capital será empena do Festival Vulica Brasil, primeiro grande festival internacional de arte urbana a ocupar Brasília, transformando o espaço público em galeria viva. o projeto reúne artistas de Brasília, de outras cidades do Brasil e de outros países. O evento deste ano marca a estreia brasiliense desse formato de festival, nas ruas, após cinco edições em Minsk (Belarus), entre 2014 e 2019, quando região abandonada foi transformada em referência cultural, apelidada de “Rua Brasil”

SObRE

O Festival Vulica Brasil é o primeiro grande evento internacional de arte urbana de Brasília - estreia em 11 de agosto com murais, oficinas e ações sociais, por artistas de Brasília, do Brasil e do mundo.

FAU_assinatura-VB-2.png

 “Vulica” quer dizer  “Rua” em belarusso, daí o nome “Vulica Brasil” (“Rua Brasil”). O festival nasceu do desejo de valorizar a arte urbana brasileira e promover intercâmbios culturais. Tudo começou na Rua Oktyabrskaya/Kastrychnitskaya, em antigo bairro industrial de Minsk. Ao longo dos festivais, o Vulica gerou mais de 50 intervenções urbanas: murais, esculturas, instalações, pinturas em bondes, vagões de metrô, chaminés de fábricas, ações de urbanismo tático, ambientais e sociais. O projeto busca levar ao mundo a face contemporânea do Brasil, por meio da arte pública, acessível a todos, produzida por artistas de diversas origens, etnias, gêneros e tribos.

Neste 2025, a 6ª edição do Festival Vulica prestará tributo à capital modernista, cuja arquitetura singular e energia cultural tornam-se a base ideal para a arte pública. As intervenções previstas concentram-se no Conic, ícone simbólico da cultura brasiliense, e avançam pelo Setor Comercial Sul, fortalecendo o eixo cultural emergente no centro de Brasília, em parceria com o SESI LAB, elemento essencial na efervescência artística daquela área nos últimos anos.

aRTISTaS

Bicicleta Sem Freio

A dupla formada por Douglas de Castro e Renato Reno, o Bicicleta Sem Freio, é conhecida por seus murais vibrantes, com referências à cultura pop, tropicalismo e psicodelia.

Instagram

Pintará em: Ed. Venâncio III, Conic (fachada interna). Ref.: ao lado da Biblioteca Salomão Malina

Venancio 3_edited.jpg
Bicicleta _ Nalata 24 _ Henique Cabral - _Cabrauu - 030222145730.jpg
2020 Anna silveira-130.jpg

Enivo

Um dos nomes mais ativos da cena de arte urbana de São Paulo, Enivo começou no grafite aos 12 anos. Suas obras transitam entre as ruas e as galerias, combinando técnicas de pintura clássica com a linguagem urbana.

Instagram

Pintará em: Ed. Venâncio III, Conic (fachada interna). Ref.: ao lado da Biblioteca Salomão Malina

Venancio 3_edited.jpg

Hanna Lucatelli

Artista multidisciplinar que transita entre muralismo, performance, escultura e fotografia, Hanna é conhecida por representar o feminino com força e poesia.

Instagram

Pintará em: Ed. Maristela, SCS, Quadra 1

Hanna Lucatelli_edited.jpg
IMG_7760.JPG

Jumu (Alemanha | Peru)

​Baseada na Alemanha, de origem peruano-chilena, JuMu traz ao Vulica Brasil seu universo de formas, cores e equilíbrio entre a forma e o vazio, entre os mundos espiritual e natural. Ela mistura muralismo, moda e performance. Sua arte ocupa o espaço urbano como um universo paralelo, onde cores, texturas e formas geométricas rompem a lógica do cotidiano. JuMu é pura potência visual e sensorial. Sua passagem por Brasília promete ser uma explosão de cores e imaginação!

Instagram

Pintará em: Ed. Fundação Brasileira de Teatro, Conic (fachada interna). Ref.: fachada da antiga bilheteria do Teatro Dulcina

Jumu_edited.jpg
Jumu_AraiMoleri_2022_IMG_0908.jpg
Traços 77 - Juliana Lama - fotos Thaís Mallon26peq.jpg

Juliana Lama

Artista visual brasiliense, de família manauara, Juliana traz a vivência da região Norte em obras intensas, que exploram o corpo feminino, a sexualidade, o sagrado e o profano. 

Instagram

Pintará em: Beco do Rato. SCS, Quadra 5. Ref.: acesso pela via S2, sentido Esplanada, virando à direita antes do edifício da Claro e descendo a rampa.

Juliana Lama_edited.jpg

L7Matrix

O artista combina formas geométricas abstratas e tons incomuns em seus murais, ilustrando a desarmonia do espaço ao redor. Suas obras representam um caos complexo e elegante. No Vulica 2016, ele criou o mural "Quatuor Tempora" e participou da pintura coletiva de um bonde retrô de Minsk. No Vulica 2017, Luis criou o mural "Beija-flor multi mearum traditionum".

Instagram

Pintará em: Ed. Venâncio III, Conic (fachada interna). Ref.: ao lado da Biblioteca Salomão Malina

Venancio 3_edited.jpg
09c00548-9938-4533-9fff-12ad41144a36.JPG
LEDANIA.png

Ledania (Colômbia)

Ledania é uma artista multidisciplinar de Bogotá que se destaca por seus murais coloridos e carregados de simbolismos pessoais.

Instagram

Pintará em: Ed. Venâncio III, Conic (fachada interna). Ref.: ao lado da Biblioteca Salomão Malina

Venancio 3_edited.jpg
d97c0e15-9e5c-4330-96d2-a9e7ef2faa5c.jpg

Toys Daniel

Toys Daniel é conhecido por seus personagens expressivos e traços espontâneos, que ocupam muros com energia e emoção. A arte do brasiliense é um convite para sonhar. A Toysland, universo inspirado em cartoons, HQs, pop art e folclore, transforma as ruas de Brasília e de países como França, Espanha, Reino Unido e Áustria com cores vibrantes e imaginação sem limites.

Instagram

Pintará em: Ed. Fundação Brasileira de Teatro, Conic (fachada interna). Ref.: fachada da antiga bilheteria do Teatro Dulcina

Daniel Toys_edited.jpg

Rowan Bathurst (Estados Unidos)

Artista norte-americana que explora a relação entre cidade, natureza e identidade por meio de murais figurativos e intervenções em espaços públicos.

Instagram

Pintará em: Beco do Rato. SCS, Quadra 5. Ref.: acesso pela via S2, sentido Esplanada, virando à direita antes do edifício da Claro e descendo a rampa.

Rowan_edited.jpg
B5FBEBC0-7BA5-49C8-BD30-2918680ECD95.JPG
sliks.png

Rafael Sliks

Rafael é referência do graffiti brazuca contemporâneo, com traços ágeis, sobreposições vibrantes e caligrafia própria dissolvida em arte abstrata,. Sua obra nasce da energia da cidade, mesclando caligrafia, contemplação e caos. É como se o muro ganhasse vida e respirasse. De São Paulo para o mundo, Sliks agora passa por Brasília para deixar sua marca única, na primeira edição brasileira do Festival Vulica Brasil.

Instagram

Pintará em: Ed. Darcy Ribeiro, Conic. Ref.: edifício de dois andares ao lado do Ed. Miguel Badya

Rafael Sliks_edited.jpg
ZEH PALITO.png

Zéh Palito

Zéh Palito espalha pelo mundo seu universo colorido, tropical e cheio de afeto. Nascido em Limeira (SP), pintou murais em mais de 50 países, sempre com mensagens de amor, justiça social e respeito à natureza. Suas obras misturam grafite, muralismo e estética vibrante que celebra a simplicidade, a diversidade e os encontros improváveis. Depois de legar belo mural a Minsk, Zéh aterrissa em Brasília para se reconectar à família Vulica, carregado de cor, sorriso e generosidade.

Instagram

Pintará em: Ed. Márcia, SCS, Quadra 1.

Zeh Palito_edited.jpg
LOCaÇÕES

Conic - Setor de Diversões Sul (SDS)

Bicicleta Sem Freio, Enivo, L7Matrix, Ledania

Ed. Venâncio III, Conic (fachada interna). Ref.: ao lado da Biblioteca Salomão Malina 

JuMu, Toys Daniel

Ed. Fundação Brasileira de Teatro, Conic (fachada interna). Ref.: fachada da antiga bilheteria do Teatro Dulcina

 

Rafael Sliks

Ed. Darcy Ribeiro, Conic. Ref.: edifício de dois andares ao lado do Ed. Miguel Badya


Setor Comercial Sul (SCS)

Juliana Lama, SCS, Quadra 5, Galeria dos Becos (Projeto parceiro do Instituto NoSetor)

Hanna Lucatelli

Ed. Maristela, SCS, Quadra 1.
 

Rowan Bathurst 

SCS, Quadra 5, Bloco A. Ref.: edifício do clube Soho

Zéh Palito

Ed. Márcia, SCS, Quadra 1.

PROgRaMaÇãO

Segunda-Feira 11/08

11:00 - 12:30

Coletiva de imprensa - Festival Vulica Brasil - 6ª edição

Abertura oficial do Festival Vulica Brasil com a presença de artistas, autoridades e organizadores. O encontro inaugura o festival, com conversa sobre a proposta curatorial e a relevância da arte urbana na cena cultural de Brasília e do Brasil.

SESI Lab, túnel

16:30 - 18:00

Bate-papo “Boemia e Urbanismo: do Século XIX à Brasília Contemporânea” com Marcelo Teixeira

“Boemia e Urbanismo: do Século XIX à Brasília Contemporânea”  percorre a história dos prazeres urbanos para questionar o presente e imaginar futuros possíveis. A partir da figura do boêmio, o arquiteto e sociólogo Marcelo Teixeira conduz o público desde a Paris do Século XIX até a Brasília contemporânea, revelando como o desejo noturno molda (e é moldado por) a arquitetura, as políticas públicas e os conflitos sociais. Por uma perspectiva crítica e transdisciplinar, o talk propõe uma pergunta urgente: quem tem o direito de desejar à noite? E mostra que planejar a cidade também é planejar o prazer, a liberdade e o dissenso. Para quem pensa cultura, criatividade, economia e urbanismo além do óbvio.

SESI Lab, túnel

Terça-feira 12/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

Quarta-feira 13/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

Quinta-Feira 14/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

09:00 - 12:00

Oficina de desenho com Igor Baldez “Olhar de Dentro: Autorretrato Intuitivo" - Turma especial em parceria com ACNUR

Inscrições: Turma reservada

A oficina propõe o autorretrato como gesto artístico de auto-observação, partindo da memória, do toque e da intuição. O foco não é a fidelidade técnica, mas a imagem interna e simbólica que temos de nós mesmos. Cada participante sairá com um autorretrato, feito à mão, como expressão poética da própria identidade.

SESI Lab, Experimento Lab

14:00 - 17:00

Oficina de desenho com Igor Baldez “Olhar de Dentro: Autorretrato Intuitivo" - Turma aberta ao público

A oficina propõe o autorretrato como gesto artístico de auto-observação, partindo da memória, do toque e da intuição. O foco não é a fidelidade técnica, mas a imagem interna e simbólica que temos de nós mesmos. Cada participante sairá com um autorretrato, feito à mão, como expressão poética da própria identidade.

Vagas: 15 pessoas - A partir de 12 anos

SESI Lab, Experimento Lab

Sexta-Feira 15/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

09:00 - 12:00

Oficina de História em Quadrinhos com Flávio Kustela - Turma 1

A aula combina teoria e prática na criação de quadrinhos, guiando os participantes na elaboração de história curta de uma página. Serão abordados roteiro, ‘storyboard’, personagens, diagramação, balões, onomatopeias, perspectiva e arte final. Na parte prática, os alunos desenvolvem a própria narrativa com início, meio e fim.

Vagas: 15 pessoas - A partir de 10 anos

SESI Lab, Experimento Lab

14:00 - 17:00

Oficina de História em Quadrinhos com Flávio Kustela - Turma 2

A aula combina teoria e prática na criação de quadrinhos, guiando os participantes na elaboração de história curta de uma página. Serão abordados roteiro, storyboard, personagens, diagramação, balões, onomatopeias, perspectiva e arte final. Na parte prática, os alunos desenvolvem sua própria narrativa com início, meio e fim.

Vagas: 15 pessoas - A partir de 10 anos

SESI Lab, Experimento Lab

15:00 - 16:30

Bate-papo sobre divulgação cultural com Marcelo Pimentel (Instagrafite)

Marcelo Pimentel, do Instagrafite - uma das maiores plataformas de arte urbana do mundo -, compartilha estratégias de comunicação e divulgação em rede, com foco no fortalecimento de artistas, produções e festivais independentes por meio das mídias digitais.

SESI Lab, túnel

16:30 - 18:00

Bate-papo sobre arte urbana com os artistas Satão, Odrus e Ju Borgê, mediada por Gu da Cei

Três artistas da cena brasiliense compartilham suas trajetórias, técnicas e visões sobre o grafite e os desafios enfrentados na produção artística local.

SESI Lab, túnel

Sábado 16/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

15:00 - 16:30

Walking Tour “Memórias e Resistências do Centro de Brasília”.

Visita guiada que propõe um olhar crítico e sensível sobre o centro de Brasília, abordando temas como arquitetura e urbanismo da capital e suas contradições, estética da arte urbana e linguagens visuais contemporâneas, memória social, resistência e ocupação cultural, presença de populações marginalizadas e suas narrativas, além de proporcionar experiências sensoriais e interações com o espaço público. A atividade é conduzida por artistas, pesquisadores, mediadores culturais e integrantes do Instituto NoSetor e do coletivo Transhistórias.

Inscrições:

Vagas: 30 pessoas

Praça Zumbi dos Palmares, Conic (ponto de concentração inicial)

16:30 - 18:30

Bate-papo “Arte urbana e direito à cidade”

Praça interna do Conic em frente à Fundação Brasileira de Teatro Aberto ao público sem necessidade de inscrição.

Segunda 18/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

Terça 19/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

Quarta 20/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

Quinta 21/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

Sexta 22/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

Sábado 23/08

09:00 - 18:00

Pintura de murais

Conic e SCS

09:00 - 20:00

Galeria dos Becos

O projeto Galeria dos Becos, do Instituto-parceiro NoSetor, surge como uma iniciativa inovadora para transformar os becos do Setor Comercial Sul em Brasília, através de intervenções urbanas e artísticas. Com o objetivo de redefinir a percepção desses espaços frequentemente subutilizados, o projeto visa não apenas uma intervenção estética na área, mas também promover a interação social, a cultura e a arte locais. Aberto ao público.

Quadra 5 do SCS, Estacionamento da Galeria Nova Ouvidor

09:00 - 12:00

Oficina de graffiti e arte urbana com Ramon Phanton - Turma 1

A oficina oferece uma imersão prática em arte urbana, com foco em técnicas de grafite. Por meio de atividades colaborativas, os participantes exploram sua identidade visual e produzem obras autorais. São apresentados estilos e estéticas do graffiti, desde suas origens em Nova Iorque até os murais contemporâneos. A proposta valoriza a expressão individual e pode ser adaptada a diferentes espaços.

Vagas: 15 pessoas

Quadra 5 do SCS, Estacionamento da Galeria Nova Ouvidor 

10:00 - 13:00

Oficina de lambe-lambe com Adriane Kariú - Turma 1

A oficina propõe imersão criativa na linguagem dos cartazes colados, com ênfase em sua potência como ferramenta de expressão visual, política e poética. Por meio de colagem, desenho, escrita e intervenções gráficas manuais, os participantes criarão seus próprios lambes a serem colados em objetos cenográficos previamente construídos.

Vagas: 15 pessoas - A partir de 12 anos

SESI Lab, Experimento Lab

11:00 - 12:30

Walking Tour “Memórias e Resistências do Centro de Brasília” - Turma especial em parceria com ACNUR

Inscrições: Turma reservada

Visita guiada que propõe um olhar crítico e sensível sobre o centro de Brasília, abordando temas como arquitetura e urbanismo da capital e suas contradições, estética da arte urbana e linguagens visuais contemporâneas, memória social, resistência e ocupação cultural, presença de populações marginalizadas e suas narrativas, além de proporcionar experiências sensoriais e interações com o espaço público. A atividade é conduzida por artistas, pesquisadores, mediadores culturais e integrantes do Instituto NoSetor e do coletivo Transhistórias.

Praça Zumbi dos Palmares, Conic (ponto de concentração inicial)

14:00 - 17:00

Oficina de graffiti e arte urbana com Ramon Phanton - Turma 2

A oficina oferece uma imersão prática em arte urbana, com foco em técnicas de grafite. Por meio de atividades colaborativas, os participantes exploram sua identidade visual e produzem obras autorais. São apresentados estilos e estéticas do graffiti, desde suas origens em Nova Iorque até os murais contemporâneos. A proposta valoriza a expressão individual e pode ser adaptada a diferentes espaços.

Vagas: 15 pessoas

Quadra 5 do SCS, Estacionamento da Galeria Nova Ouvidor

14:00 - 17:00

Oficina de lambe-lambe com Adriane Kariú - Turma 2

A oficina propõe imersão criativa na linguagem dos cartazes colados, com ênfase em sua potência como ferramenta de expressão visual, política e poética. Por meio de colagem, desenho, escrita e intervenções gráficas manuais, os participantes criarão seus próprios lambes a serem colados em objetos cenográficos previamente construídos.

Vagas: 15 pessoas - A partir de 12 anos

SESI Lab, Experimento Lab

14:00 - 16:00

Exibição do documentário “Cidade Cinza” (2013) e debate

Após a exibição do documentário, haverá bate-papo sobre arte urbana, cidade, apagamentos e resistência por meio da intervenção artística.

SESI Lab, túnel

16:00 - 17:30

Bate-papo sobre festivais de arte urbana com NaLata, CURA e Vulica Brasil, com mediação de Beto Osório

Encontro entre idealizadores de três importantes festivais para trocar experiências sobre curadoria, ocupação do espaço público, formas de financiamento e o impacto social da arte urbana. Mediação de Beto Osório.

SESI Lab, túnel

Domingo 24/08

10:00 - 13:00

Oficina de estêncil com Diogo Rustoff - Turma 1

A oficina visa apresentar de maneira introdutória uma técnica de reprodução de imagem que pode ser utilizada tanto para a produção de peças artísticas como para o uso mais funcional, tais como estamparia, sinalização, e decoração de objetos. Por se tratar de uma técnica simples e de baixo custo, o estêncil se mostra uma opção prática e acessível, permitindo que qualquer pessoa possa executar.

Vagas: 15 pessoas - A partir de 12 anos

SESI Lab, Experimento Lab

10:00 - 11:30

Walking Tour Cidade de Brincar: um passeio para a primeira infância - Sessão para crianças até 12 anos

Esta visita guiada oferece atividades lúdicas, leitura sensorial de grafite, interação com espaços públicos, contação de histórias do cerrado e degustação de sabores típicos, proporcionando experiência cultural e sensorial para as crianças.

Vagas: 30 pessoas

Praça Zumbi dos Palmares, Conic (ponto de concentração inicial)

14:00 - 17:00

Oficina de estêncil com Diogo Rustoff - Turma 2

A oficina visa apresentar de maneira introdutória uma técnica de reprodução de imagem que pode ser utilizada tanto para a produção de peças artísticas como para o uso mais funcional, tais como estamparia, sinalização, e decoração de objetos. Por se tratar de uma técnica simples e de baixo custo, o estêncil se mostra uma opção prática e acessível, permitindo que qualquer pessoa possa executar.

Vagas: 15 pessoas - A partir de 12 anos

SESI Lab, Experimento Lab

14:00 - 20:00

Evento de encerramento

Evento de encerramento do Festival Vulica Brasil no Jardim Sesi Lab, com uma programação diversa e aberta ao público. A tarde contará com livepaintings, feira de impressos, apresentação de breaking com os DF Zulu Breakers, música com o Confronto Soundsystem e atração especial.

SESI Lab, área do jardim

Programação detalhada

14:00 - 17:00

Confronto Soundsystem

14:00 - 18:00

Feira de impressos e venda de produtos Vulica

14:00 - 18:00

Livepainting Odrus

14:00 - 18:00

Livepainting Satão

16:00 - Break

DF Zulu Breakers

17:00

Discurso Vulica e SESI Lab

17:15 - 18:45

Show

18:45 - 20:00

Confronto Soundsystem

FAU_Régua-logos-positivos-CB.png
bottom of page