top of page

aRT MaSTeR CLaSS

bsmrtn.jpg
oy.jpg

A equipe do Vulica Brasil lançou o projeto Vulica Academy  — uma série de workshops conduzidos por destacados artistas contemporâneos de Belarus. Ao assistir, não só é possível experimentar o papel do criador, mas também descobrir o que inspira os  artistas. Vamos falar sobre a Vulica Academy e a trilogia de vídeo-workshops.

O QUE É VuLICa aCaDeMY?

A Vulica Academy é um projeto educativo que se inicia com uma trilogia de workshops conduzidos por artistas contemporâneos belarussos: Karolina Poliakowa, Doctor Oy e Bazinato. A ideia principal e o objetivo de cada vídeo é permitir que, durante uma hora, o espectador pense como um artista sobre o processo de imaginação da obra, sobre como algo é criado a partir do nada e como esse algo se insere no contexto sociocultural ou urbano.

kotka+.png

MILa kOTka

Artista e produtora da Vulica Academy.

O primeiro protótipo do projeto foi feito já em 2019 — durante a última edição do festival Vulica Brasil em Minsk. Já naquela época, entendi que após sete anos de trabalho com a Vulica, eu, por assim dizer, também me formei pela Vulica Academy, pois consegui trabalhar com mais de 50 artistas de Belarus e de outros países. Com o tempo, Vulica Brasil passou a executar projetos sem território específico, que podem alcançar o espectador independentemente de ele passear pela rua Kastrychnitskaya em Minsk, viver em Varsóvia, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo. Assim nasceram os workshops online.

O formato é como se o espectador estivesse visitando o artista na casa dele — e ele ou ela compartilha suas técnicas e práticas. Cada filme começa com uma apresentação do apresentador ou apresentadora, continua com a teoria e termina com a prática, realizada em colaboração com outro(a) criador(a), para o espectador poder se identificar mais facilmente com alguém e aprender com o exemplo de outra pessoa.

O artista é meio egocêntrico, digamos assim, ele sabe melhor. Mas quando vemos dois artistas colaborando, como eles se comunicam e um deles 'cede', isso significa que qualquer outra pessoa com habilidades artísticas pode se juntar ao processo de forma igual. Nossos filmes não tratam de como um grande artista ensina os menos experientes a fazer algo. Eles tratam da posição de igualdade.

Os workshops podem ser compartilhados inclusive com amigos que não falam russo ou belarrusso. Todos os vídeos são legendados em inglês e destinados também à comunidade internacional, que pode não estar familiarizada com o contexto belarrusso.

O QUE aSSISTIR?

Colagens, clipes e igualdade de gênero por Karolina Poliakowa

O primeiro da trilogia da Vulica Academy é o animado workshop de Karolina Poliakowa. No vídeo, a fundadora da marca de design bsmrtna compartilha os métodos para criar colagens e clipes, e depois se junta-se a outro artista belarusso, Doctor Oy para criar novas obras. Além disso, no seu filme, Karolina aborda questões de igualdade de gênero e as discute com seu colega.

DSC02868.jpg
DSC02864.jpg

Foto: Karolina Poliakowa

STReeT aRT & PaTRIMÔNIO CuLTuRaL POR DOCTOR OY

O segundo participante da Vulica Academy foi o artista urbano belarusso Doctor Oy. Dmitry é conhecido pelos entusiastas do gênero pelas suas obras vibrantes no estilo neo-pop art ou por suas narrativas ousadas, como as relacionadas à arte urbana no Centro Georges Pompidou, em Paris, onde o artista foi detido pela polícia e multado em 1.500 euros. No vídeo da Vulica Academy, Doctor Oy aborda o tema da combinação e reinterpretação do patrimônio cultural com a contemporaneidade e cria uma nova obra de arte em gesso. O artista se inspirou nas toalhas bordadas de sua avó e no bordado tradicional belarrusso, trabalhou com materiais novos para ele e, junto com a fotógrafa Katsiaryna Ignashevich, colou a sua arte urbana nos muros de Varsóvia.

oy1.jpg
oy2.jpg

Foto: Doctor Oy

aRTE da FLOReSTa E ECOLOGIa SOMBRIa POR BaZINaTO

Experimente o filme mais meditativo da série — o workshop do artista belarusso Bazinato que convida o espectador a criar arte junto com a floresta. O artista, como um hipnotizador audiovisual, trabalha com materiais encontrados na natureza. Partindo do conceito da ecologia sombria, cria arte para a própria floresta, destacando a possibilidade de fazer arte não apenas para os humanos, mas também para a natureza — pássaros, rios ou formigas — e se afasta, assim, de uma visão antropocêntrica do mundo. No episódio, junto com Mila Kotka, ele discute o desenvolvimento sustentável e a ecologia, criando uma obra de arte flutuante em um rio.

bazinato2.jpg
bazinato5.jpg
bazinato1.jpg
bazinato4.jpg

Foto: Bazinato

Por: Palina Jurgenson, 34mag.net. Artigo original em belarusso: Vulica Brasil lançou na YouTube os masterclasses artísticos (34mag.net).

bottom of page