top of page

iVB

O ápice.

VB V — 2019

Durante suas 5 edições, de 2014 a 2019, o Vulica Brasil presenteou Minsk com mais de 50 murais, muitos dos quais estão concentrados ao longo e ao redor da rua Kastrychnitskaya/Oktyabrskaya, berço do festival. A área tornou-se um ponto turístico imperdível em Minsk, uma galeria aberta de intervenções artísticas e urbanas, além de ser o palco das celebrações de encerramento do festival.

Além da "Rua Brasil", produzimos um gigante amarelo dos Osgemeos na Embaixada do Brasil em Minsk. Pintamos um anexo do Banco Central de Belarus, bondes, um vagão do metrô, janelas, pontes, telhados, fábricas... A lista completa está mapeada bem aqui

Aqui contamos a aventura da 5ª edição do festival de arte urbana Vulica Brasil, realizada no verão de 2019 em Minsk, de 25 de julho a 11 de agosto. Em resumo, o programa incluiu várias intervenções urbanas, 11 murais monumentais, esculturas, fotomontagens, seminários sobre arte urbana e urbanismo, exibições de filmes, visita a um acampamento de verão para crianças órfãs e uma grande celebração de encerramento, além de bate-papos públicos com os artistas.

A popularidade do Vulica Brasil explodiu em 2019, com grande ressonância entre a mídia local e internacional. O evento foi produzido pela Gatos Produções (Liudmila Shastak, co-fundadora do festival e do IVB), em coordenação com a Embaixada do Brasil na Belarus, além de artistas brasileiros e belarusso. Como nas edições anteriores, o festival recebeu apoio institucional da Prefeitura de Minsk, do Ministério da Cultura da Belarus, várias entidades públicas e privadas - Krinitsa, Danao, Burn - e a contribuição indispensável de 449 voluntários, sem os quais o evento não teria sido possível.

Desde sua primeira edição, em 2014, o festival busca promover o diálogo cultural entre Brasil e Belarus. O "Vulica Brasil" passou a ser entendido como um fórum de diálogo. Além dos artistas brasileiros, o arquiteto Lourenço Gimenes, sócio-fundador do escritório FGMF em São Paulo (considerado pela revista "Wallpaper" um dos 30 melhores do mundo), visitou Minsk pela 4ª vez. Gimenes é o curador brasileiro do ramo urbanístico do festival.

A maioria das intervenções artísticas convergiu para a rua Kastrychnitskaya/Oktyabrskaya e arredores, carinhosamente apelidada de "Brasil Street" desde o início do festival. A grande festa de encerramento durou das 12h do dia 10 de agosto às 6h do dia 11 de agosto, quando essa rua foi exclusiva para pedestres.

Fotos: Arquivo do iVB
MURALISM & GRAFFITI

Confira alguns destaques do festival em 2019:

Artistas brasileiros:

OSGEMEOS and Speto: "3 Amigos" (OK16 - Kastrychnitskaya 16).

Os três artistas internacionalmente renomados retornaram a Minsk e criaram um mural juntos. A primeira obra de OSGEMEOS na cidade ("O Gigante de Minsk"), em 2015, foi pintada no complexo de prédios onde está localizada a Embaixada do Brasil. Foi a 4ª participação consecutiva dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, e a 2ª de Speto no festival, após sua estreia em 2016, quando pintou o mural "Para Sempre", na Kastrychnitskaya 25.

Bruno Big: "Cuide do seu jardim" (Kastrychnitskaya 16-3).

A obra foi inspirada no poema "Borboletas", do poeta brasileiro Mário Quintana. Bruno Big começou como designer, trabalhou para empresas como Nike, Starbucks, Coca Cola, Rider, e criou um ícone para a camisa oficial da seleção brasileira de futebol, para a Copa do Mundo de 2014.

Hyper: "Kaapora" (Kastrychnitskaya 16-3).

Muralista internacionalmente reconhecido, o artista é versátil e multilíngue, trabalhando com música, vídeo, arte digital e tatuagem. Suas principais referências artísticas são os povos indígenas do mundo, a natureza e os alienígenas.