nOSsa HIsTÓRia
Fazendo arte com latinhas de spray desde 2014.
O Instituto Vulica Brasil de Arte e Sustentabilidade (iVB) consolida, no Brasil, o festival de arte urbana concebido em 2014 em Minsk, Belarus. Batizado "Vulica Brasil" (pronuncia-se “Vúlitsa Brasil”, “rua” em belarusso), realizou cinco edições em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2019. Nesse período, foram criados 50 grandes murais, além de esculturas e outras formas de arte pública. Atuamos na caridade, organizamos seminários educacionais e desenvolvemos um plano urbanístico para a "Rua Brasil". É um aperto de mão permanente entre as comunidades criativas dos dois países (art. 1º, capítulo 1, Estatuto Social do Instituto de Arte e Sustentabilidade Vulica Brasil).
O iVB é atitude transformada em arte, experimentação multilinguagem, "faça-você-mesmo", combinada com ação cultural, urbanismo sustentável, ciência, reativação de espaços públicos, responsabilidade social e ecumenismo humanista.
O iVB é uma plataforma de produção de eventos culturais, exposições, festivais e projetos socioambientais com convidados especiais da Família de artistas Vulica Brasil. Nossas coleções físicas e digitais exibem arte contemporânea e atemporal, com ênfase em arte urbana/grafiti/arte de rua/muralismo.
O InsTiTuTO
O iVB nasceu da arte urbana/pública e expandiu-se para outras linguagens. Ao longo dos anos, incorporamos ao nosso portfólio projetos sociais, ambientais,
urbanísticos e educacionais.
Nossos planos para o futuro:
-
Art House - residências artísticas no Instituto
-
Projeto Wajãpi de Valorização da Cultura Ancestral dos Povos Originários do Brasil
-
Projeto Peabiru de Trilhas Eco-artísticas
-
Festival Internacional de Arte Urbana em Brasília
-
Projeto Vyraj - reserva arte-natural em Belarus.
Esta seção é para quem quer levar um pedaço do Vulica para casa. Aqui você pode ver as peças de artistas/amigos representados por nós. Parte dos recursos arrecadados pela Galeria retorna aos artistas, outra parte é reinvestida nos projetos do Instituto Vulica Brasil.
As obras de arte exibidas enquadram-se na categoria liberdade de expressão! Arte pública, arte urbana, graffiti, street art e suas múltiplas vertentes destacam-se na curadoria.
A arte contemporânea brasileira e mundial não podem ser entendidas sem o fenômeno da arte urbana. Esta Galeria busca preencher essa lacuna, em um nicho artístico que ainda está se desenvolvendo em Brasília e no mundo.
Conheça aqui as 5 edições do festival de arte urbana Vulica Brasil que transformou um bairro e legou à cidade de Minsk mais de 50 intervenções artísticas: murais, exposições, esculturas, instalações, pinturas em bondes, carros de metrô, chaminés de fábricas, pontes, intervenções urbanas na Rua Oktyabrskaya/Kastrychnitskaya, entre outras manifestações culturais como dança, gastronomia, teatro, cinema, fotografia e música.