top of page
Foto: arquivo de fotos iVB

O II Festival de Arte Urbana Brasil-Belarus Vulica Brasil aconteceu de 29 de agosto a 12 de setembro de 2015 e expandiu o programa da sua 1ª edição. Nossos objetivos eram proporcionar mais visibilidade ao projeto e melhorar as residências dos artistas brasileiros em Belarus. OSGEMEOS, Toes e Rimon vieram diretamente do Brasil. Eles foram acompanhados pelos artistas locais Izum, Cowek e Kontra. Os artistas foram auxiliados por dezenas de voluntários, que nos ajudaram sem qualquer retribuição material, apenas com as despesas básicas.

a IMPRENSa

O festival começou em 1º de setembro com uma coletiva de imprensa para a imprensa local e internacional no espaço "Space". Localizado na rua Oktyabrskaya/Kastrychnitskaya, ele abriga três murais do Vulica Brasil. Todos os artistas participaram.

O ex-embaixador do Brasil em Minsk, Paulo Antônio Pereira Pinto, foi um dos entusiastas do projeto desde o início. Ele recebeu os participantes e enfatizou a importância do festival para a aproximação cultural dos dois países.

vULIca braSIL II
2015

FÓRUM CRIaTIVO COM OS aRTISTaS

 

No dia 4 de setembro, tivemos um fórum criativo com os artistas em formato de talk show, sob o tema "Arte Urbana no Brasil e Belarus". O ambiente estava lotado. O talk show foi conduzido pela co-fundadora e produtora do festival, Liudmila Shastak (também conhecida como Mila Kotka). Cada artista deu testemunho de sua trajetória pessoal, em diferentes cenas de arte de rua ao redor do mundo. Eles falaram sobre a falta de paredes vazias para grafites em São Paulo, em contraste com a completa ausência de murais em Minsk.

Foto: arquivo de fotos iVB

VISITa AO ORFaNaTO

 

Um dos destaques foi uma visita ao orfanato de Rudzensk, cerca de 50 km de Minsk, lar de 151 crianças com necessidades especiais. Em meio à animação, as crianças receberam os artistas OSGEMEOS e Kontra. Eles pintaram uma grande parte do playground, com a ajuda enérgica das crianças.

FESTa DE ENCERRaMENTO Na RUa BRaSIL 

A festa de encerramento do festival, em 12 de setembro, foi um evento ao ar livre na rua Oktyabrskaya/Kastrychnitskaya (ou Rua Brasil). No 948º aniversário da cidade, o festival apresentou 6 novos murais e teve um público estimado de 7 a 10 mil pessoas. Passeios de arte de rua de ônibus ou de bicicleta guiaram os visitantes pelos murais do festival.

A rua contava com mais de 15 barracas no food court, dança, música, arte, performances de pintura ao vivo, além dos principais shows musicais no palco principal: as bandas Morfé, Shuma, o DJ Otávio Pandolfo (dos OSGEMEOS), Rimon, entre outras performances espontâneas do público.

A segunda edição do festival foi um sucesso, o Brasil é mais conhecido na Bielorrússia e os murais permanecerão acessíveis ao público por muitos anos.

Foto: arquivo de fotos iVB
Foto: arquivo de fotos iVB

VULICA BRASIL 2015 DOCUMENTáRIO

Assista com legendas em inglês, português, bielorrusso ou russo.

Photo: iVB photo archive
Vídeo: Apex Point Films
bottom of page