
A exposição Natureza Urbana, com curadoria de Mila Kotka e Nina Coimbra, segue encantando o público desde sua abertura, em 20 de agosto. A mostra, que conecta arte, cidade e meio ambiente, apresentou novas obras na última terça-feira (3/9), na Galeria 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A mostra fica aberta ao público até o dia 20 de outubro.

Para marcar essa nova fase da exposição, as curadoras conduziram uma visita guiada. Durante o passeio, os visitantes puderam compreender melhor o conceito da exposição, que celebra os 10 anos do projeto Vulica, nascido em Minsk, na Bielorrússia.
A mostra Natureza Urbana fica aberta ao público até 20 de outubro
“Há 10 anos, em Minsk, capital da Bielorrúsia, não existia nenhum mural e nem o grafite pela cidade. Vendo isso, a Embaixada do Brasil começou com a iniciativa de encontrar os artistas e movimentos culturais locais que estavam precisando se expressar. Durante o projeto, a cidade ganhou mais de 50 murais de vários artistas”, celebra Mila Kotka, que veio da Bielorrúsia para compor a mostra.

Obra de Dante Horoiwa
O processo de escolha das obras para a Galeria 1 foi complexo e desafiador. “Nossa ideia era achar uma linguagem pacífica, de harmonia e balanço, mas não começando de topo de problemas entre as pessoas e os povos. Começamos a partir do relacionamento do humano com não humano, de pessoa com a natureza”, reflete Mila.
O processo de escolha das obras para a Galeria 1 foi complexo e desafiador. “Nossa ideia era achar uma linguagem pacífica, de harmonia e balanço, mas não começando de topo de problemas entre as pessoas e os povos. Começamos a partir do relacionamento do humano com não humano, de pessoa com a natureza”, reflete Mila.
Além das obras inéditas, o público também consegue se expressar com os elementos oriundos da natureza.
Depois de explorar as criações como a de Thiago Alvim, feita a partir de caixotes de madeira descartados, e as fotografias de Mila Kotka, os visitantes podem expressar sua criatividade com folhas e sementes, proporcionando uma experiência imersiva e interativa.
Show de Paulo Santos

A fim de celebrar a abertura da nova etapa da exposição, o músico Paulo Santos foi convidado para realizar um show instrumental aos presentes.
Com mais de 30 anos de carreira, o artista encantou o público com uma performance que mesclou instrumentos acústicos artesanais e plataformas tecnológicas modernas, criando uma sonoridade que evocava a natureza. A energia era tanta que até a Mila subiu ao palco para tocar os instrumentos.

A escolha de convidar Paulo Santos para a inauguração da Galeria 1 não foi à toa. O músico também assina a trilha sonora que permeia o Pavilhão de Vidro do CCBB, onde parte da exposição Natureza Urbana está instalada, junto à área externa.
O músico também assina a trilha sonora que permeia o Pavilhão de Vidro do CCBB
Confira os detalhes da nova fase da exposição Natureza Urbana, por @zero61films:
Confira quem esteve presente na visita guiada, pelo olhar de Wey Alves

Luisa Fantini e Chiara Gentili

Tomaz Turra, Katia Turra e José Kizam

Thiago Alvim e Claudia Di Giovanni

Turibia Alves, Ghazi Rezende e Sabuhi Alves

Maria Cruz, Fabricio Moralez e Camila Val

Thalia Ribeiro e Luiza Coelho

Tecla Geraci, Daniela e Caludia Di Giovanni

Thiago Alvim

Thiago Toes

Olga de Matos, Winnik dos Santos, Mukaíla Manika, Adriane Kariú e Manu Dib
